O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Pedro Ludovico promoveu uma manhã de reflexão para as idosas atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O grupo de teatro Bandeirantes apresentou o espetáculo “A Idade da Sabedoria”, que aborda com sensibilidade e humor os desafios e alegrias do envelhecimento, como memórias, autoestima e socialização.
A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) para incentivar o envelhecimento ativo e fortalecer os laços comunitários. “Nosso objetivo é garantir que essas mulheres se sintam valorizadas e parte de algo maior. O teatro de hoje foi apenas um dos muitos momentos de alegria que buscamos proporcionar”, destacou a secretária da pasta, Erizânia Freitas.
Maria Aparecida, de 72 anos, se emocionou com a apresentação. “A gente se vê no palco. Lembrei da minha juventude, das lições que aprendi. Foi bonito demais”, relatou. Antônia, 68 anos, destacou a importância da cultura na terceira idade. “Acham que não temos mais sonhos, mas eu tenho. Quero viajar, dançar, rir mais. A peça me lembrou que nunca podemos parar de sonhar”, disse. Já Francisca, de 80 anos, reforçou a importância da socialização. “Me sinto mais viva e feliz. Nunca imaginei ter tantas amigas nessa fase da vida”, falou.
A apresentação teatral faz parte de um conjunto de atividades promovidas pelo Cras Pedro Ludovico para estimular a interação social e a qualidade de vida das idosas atendidas pela unidade.
Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos – Prefeitura de Goiânia