Governador Wilson Lima inaugurou a pista e anunciou ações em iluminação e asfaltamento na região do Purus.
O governador Wilson Lima inaugurou, neste sábado (07/02), a obra de recuperação da pista de pouso de Pauini, a 923 quilômetros de Manaus, para melhorar as condições de operações aéreas no município, especialmente em casos de emergência e no transporte de passageiros, mercadorias e medicamentos. A intervenção incluiu serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e instalação de cerca operacional.
Recuperação da pista
A obra, executada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), em convênio com a prefeitura, contemplou 1,2 quilômetro de extensão. A estrutura passou a contar com pavimentação completa, mureta, portão de ferro e alambrado, oferecendo condições para que as aeronaves possam pousar com segurança.
“O município enfrentava uma dificuldade muito grande no período da seca, porque havia uma limitação para chegar pelo rio. Por isso estamos entregando esse espaço que conecta Pauini ao restante do estado. Isso é fundamental em casos de emergência, e agora as aeronaves conseguem pousar aqui com segurança”, afirmou Wilson Lima.
Iluminação pública em Pauini
No mesmo município, o Governo do Estado modernizou o sistema de iluminação por meio do programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), da Sedurb. Foram instalados 710 pontos de LED na sede do município, substituindo as lâmpadas anteriores e reduzindo o consumo de energia.
Comerciantes ouvidos pela reportagem relataram mudança no dia a dia das ruas após a instalação dos pontos de LED. A iluminação passou a cobrir trechos que antes tinham iluminação fraca, segundo relatos locais.
Asfaltamento em Boca do Acre
A agenda do governador na Calha do Purus também incluiu obras do programa Asfalta Amazonas em Boca do Acre, a 1.028 quilômetros de Manaus. Foi entregue a primeira etapa de recuperação de ruas na área central e no bairro Piquiá. Durante a visita, foi assinada a ordem de serviço para a segunda etapa, que ampliará o número de vias atendidas no município.
Moradores destacaram a redução de poeira e a melhora no fluxo de trânsito como efeitos imediatos das intervenções de pavimentação.
Ampliação da malha aérea e demais ações
Desde 2019, o Governo do Amazonas tem promovido melhorias em aeródromos municipais, entre eles Barcelos, Carauari, Eirunepé, Lábrea, Maués, Fonte Boa, Itacoatiara, Novo Aripuanã, Parintins e Pauini, com recuperação de pistas, cercas operacionais, nova sinalização, revitalização de pátios e reformas de terminais. As ações visam ampliar a integração das cidades mais distantes ao restante do estado.
Participaram das agendas o deputado federal Átila Lins; os deputados estaduais Alessandra Campelo, Adjuto Afonso e Dr. Gomes; além de autoridades locais, lideranças e secretários de Estado. Em Boca do Acre esteve presente o prefeito Frank Barros, e em Pauini o prefeito Renato Afonso.
Assuntos nesse artigo:
#pista, #pistadepouso, #pauini, #wilsonlima, #seinfra, #ugpe, #sedurb, #iluminaamazonas, #asfaltaamazonas, #bocadoacre, #manaus, #calhadopurus, #infraestrutura, #pavimentacao, #pontosled, #alambrado, #drenagem, #sinalizacao, #aeronaves, #emergencias
