Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Governo do Amazonas oferece atendimento psicológico a vítimas e familiares do naufrágio no Encontro das Águas

17 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Trabalho integrado entre as secretarias de Estado de Saúde e Assistência Social oferece suporte psicológico a sobreviventes e familiares do naufrágio.

O Governo do Amazonas está prestando atendimento psicológico aos sobreviventes e às famílias das vítimas e dos desaparecidos do naufrágio da lancha Lima de Abreu XV, ocorrido na última sexta-feira (13/02) no Encontro das Águas. O serviço é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Secretaria de Assistência Social e Erradicação da Pobreza (Seas). Foi disponibilizado o telefone (92) 99489 8454 para quem precisar desse tipo de atendimento.

Locais e modalidades de atendimento

Para quem está na capital, o atendimento é prestado no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam), segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. No interior, especialmente em Nova Olinda do Norte, o suporte está sendo oferecido por telessaúde, por meio do programa Saúde AM Digital.

A SES-AM informou que equipes com psicólogos e psiquiatras estão disponíveis para acolher e tratar quem necessitar. Cinco sobreviventes foram atendidos em unidades da rede de saúde da capital e já receberam alta, com orientação de retorno se necessário.

Encaminhamento e ponto de referência

A secretária de Estado de Assistência Social, Kelly Patrícia, disse que a Seas faz o encaminhamento inicial das famílias por telefone ou presencialmente no container da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), no porto de Manaus, que serve como ponto de referência. Kelly Patrícia afirmou que há uma base integrada com o vice-prefeito de Novo Olinda, Cristian Martins, que é secretário municipal de Saúde, para troca de informações sobre quem segue para Novo Olinda e quem vem a Manaus em busca de apoio.

Acolhimento e acompanhamento clínico

A secretária executiva de Assistência da SES-AM, Liege Menezes, que é psicóloga, destacou a importância do acolhimento e do acompanhamento para quem vivenciou o naufrágio. De acordo com ela, em situações de catástrofe os sobreviventes podem desenvolver transtornos como transtorno fóbico, ansiedade e depressão. A estrutura no Centro de Saúde Mental da capital conta com psiquiatra, psicólogo e assistente social para atender sobreviventes e familiares de passageiros que vieram a óbito ou estão desaparecidos.

No interior, a oferta pelo programa Saúde AM Digital inclui atendimento por psiquiatra e psicólogo para suporte necessário. As pessoas devem entrar em contato pelo número (92) 99489 8454 para receber orientação e agendamento do atendimento.

Assuntos nesse artigo:

#atendimentopsicologico, #naufragio, #encontrodasaguas, #amazonas, #sesam, #seas, #cesmam, #saudeamdigital, #novaolindadonorte, #novoolinda, #cristianmartins, #arsepam, #portodemanaus, #psicologo, #psiquiatra, #assistentesocial, #sobreviventes, #familiares, #desaparecidos, #vitimas, #92994898454

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Operaamazonas realiza mais de 300 cirurgias em hospitais Adriano Jorge e Delphina Aziz durante feriado prolongado

17 de fevereiro de 2026
Cultura

Fiscalização de eventos carnavalescos em Manaus encontra crianças em todos os blocos fiscalizados

17 de fevereiro de 2026
Cultura

Governo do Amazonas abre credenciamento da imprensa para Carnaboi 2026 com limite por veículo

17 de fevereiro de 2026
Cultura

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio podem pedir isenção do Processo Seletivo Contínuo nos dias 23 e 24 de fevereiro pela Ufam

17 de fevereiro de 2026
Cultura

Vigilância sanitária intensifica fiscalizações e orientações em Manaus durante o período do Carnaval para prevenir riscos

17 de fevereiro de 2026
Cultura

IML de Manaus solicita que familiares de Ingride Pontes da Silva compareçam para liberação do corpo

17 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania