Mutirão entrega 3 mil óculos a pacientes da rede estadual, ampliando o acesso à reabilitação visual.
O Governo do Amazonas entregou 3 mil óculos a pacientes da rede estadual nesta quinta-feira (12/02), no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus. A ação, conduzida pelo governador Wilson Lima, integra a política estadual de reabilitação visual e amplia o atendimento oftalmológico com consulta, entrega de óculos e cirurgias.
Alcance da ação e etapas
A entrega corresponde à segunda etapa da iniciativa, que contempla pacientes atendidos durante o mutirão de consultas oftalmológicas realizado em dezembro de 2025 em clínicas credenciadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Na primeira entrega, em dezembro de 2025, mais de 2 mil pessoas foram beneficiadas. Com a segunda etapa, o Governo do Amazonas soma 5 mil óculos entregues desde o início dos mutirões.
Os beneficiários foram convocados por meio do Sistema de Regulação, com envio de mensagens de whatsapp pela assistente virtual Saúde AM Digital, segundo a SES-AM. As consultas e a dispensação de óculos seguem ao longo do mês de fevereiro.
Depoimentos dos beneficiados
“Estou realizada. Eu não estava conseguindo porque eu não estava trabalhando, então é muito difícil para comprar, está caríssimo. O mutirão veio para ajudar as pessoas que realmente são de baixa renda, está ajudando bastante a população. O óculos vai me ajudar a ler, vai trazer qualidade de vida”, disse Joelma Araújo, de 52 anos, ao receber um par de óculos durante a entrega.
O aposentado Luiz Salgado, de 57 anos, destacou a agilidade do atendimento: “É muito bom para todos os moradores que estão recebendo. Vai me ajudar porque temos que trocar de óculos de ano em ano, temos que mudar as lentes. É muito importante passarmos pelo oftalmologista e fazer o exame anual para ver como está a vista da gente. O atendimento foi sem burocracia, achei muito rápido”.
Política estadual e serviços oferecidos
A iniciativa faz parte da estratégia do Governo do Estado para assegurar o ciclo completo do cuidado em oftalmologia na rede pública, que inclui consultas, entrega de óculos e cirurgias de catarata. O objetivo é ampliar o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à reabilitação visual pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a entrega dos óculos tem impacto direto também no aspecto social pelo acesso gratuito ao tratamento. “Muitas vezes esse paciente era atendido em uma consulta oftalmológica, mas não conseguia fazer a aquisição, voltava novamente para a fila esperando uma consulta e uma expectativa de ter os óculos. Agora, o Governo do Estado oferece aos pacientes cirurgias de catarata, cirurgias de pterígio, a consulta oftalmológica com tempo de espera muito reduzido”, afirmou a secretária.
Com a segunda entrega, o Governo do Estado avança na meta de distribuir 12 mil óculos e realizar 12 mil cirurgias de catarata, ampliando a assistência especializada na capital e no interior. O mutirão de consultas oftalmológicas conta com o apoio do Fundo de Promoção Social (FPS) e tem como objetivo evitar que pacientes que realizaram a consulta não concluam as etapas seguintes e retornem à fila de espera.
Como participar das próximas etapas
Para as próximas fases, é necessário ter encaminhamento para atendimento oftalmológico inserido no Sistema de Regulação, obtido a partir de consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Policlínica. Os pacientes devem acompanhar as convocações enviadas pela assistente virtual Saúde AM Digital.
Assuntos nesse artigo:
#reabilitacaovisual, #oculos, #governodooamazonas, #sus, #saudeam, #mutirao, #consultasoftalmologicas, #centrodeconvencoesvascovasques, #manaus, #wilsonlima, #nayaramaksoud, #sistemaderegulacao, #saudeamdigital, #fps, #catarata, #pterigio, #ubs, #policlinica, #cirurgiasdecatarata, #entrega
