A ação prevê melhorias no abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e gestão de resíduos sólidos
O Governo do Amazonas e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizaram, na quinta-feira (05/02), visita técnica a Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus) para levantar informações sobre o sistema de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e gestão de resíduos sólidos, etapa inicial da elaboração de um projeto de saneamento básico sustentável.
Visita e participantes
Equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) acompanharam a ação, conforme agenda com representantes da prefeitura. Participaram os subcoordenadores Leonardo Barbosa (Planejamento) e Francisco Soares (Jurídico/Relacionamento Institucional), a coordenadora de Projetos Reny Moita, o engenheiro civil e o coordenador de saneamento Paulo Cabral. Pelo BID estiveram o líder da Divisão de Água e Saneamento no Brasil, Gustavo Méndez, e a consultora de Água e Saneamento Gabriela Capobianco. A visita foi acompanhada pelo secretário municipal de Governo, Carlos Alexandre, e equipes técnicas da prefeitura.
Objetivo do diagnóstico
Segundo representantes do governo estadual e do BID, a ação faz parte da fase de visitas exploratórias para estruturar o projeto, que deverá ser inserido no programa de Resiliência Climática e Segurança Hídrica na Bacia Amazônica, executado e financiado pelo BID e pelo Green Climate Fund (GCF), no âmbito da iniciativa “Amazônia Forever”. O levantamento visa identificar necessidades do município e compor uma carteira de projetos elegíveis ao financiamento do GCF.
Leonardo Barbosa informou que o Amazonas realiza diagnósticos preliminares para selecionar municípios que integrarão o novo programa. Conforme o subcoordenador, o Estado já visitou Novo Airão e seguirá avaliando outras localidades. Até o final do ano, serão selecionados três municípios aptos a participar do programa. A expectativa é submeter uma carta-consulta ao governo federal ainda este ano, com objetivo de viabilizar a celebração da operação de crédito em 2027.
Gustavo Méndez explicou que a prioridade nesta etapa é levantar informações e necessidades locais para realizar um diagnóstico dos serviços de saneamento básico e indicar municípios elegíveis para receber o projeto.
Parcerias e projetos em andamento
O subcoordenador também ressaltou a parceria do Estado com o BID em iniciativas anteriores, incluindo os programas Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+) e de Saneamento Integrado (Prosai), este último já concluído em Maués e em execução em Parintins.
Em Presidente Figueiredo, o programa SIRWASH, financiado pelo BID, está em fase piloto na comunidade Rumo Certo. A ação, fruto de cooperação técnica entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e o Governo do Amazonas por meio da UGPE, prevê acesso ao esgotamento sanitário, descarte adequado de resíduos sólidos e reaproveitamento da água da chuva para famílias da região.
O secretário municipal Carlos Alexandre, que representou o prefeito Fernando Vieira, afirmou que o programa é importante para o município e destacou a continuidade da parceria com o BID, especialmente nas áreas de água, resiliência climática e saneamento.
Assuntos nesse artigo:
#saneamento, #presidentefigueiredo, #bid, #governodoamazonas, #ugpe, #sedurb, #resilienciaclimatica, #segurancahidrica, #baciaamazonica, #greenclimatefund, #amazoniaforever, #abastecimentodeagua, #esgotamentosanitario, #drenagem, #gestaoresiduossolidos, #prosaminplus, #prosai, #rumocerto, #funasa, #sirwash
