Projeto do novo mercado integra pacote do Prosai e está em fase de licitação, com início das obras previsto para 2026.
O Governo do Amazonas vai construir um novo Mercado da Francesa em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O empreendimento faz parte do Programa de Saneamento Integrado (Prosai) e está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). O projeto está na fase de licitação, etapa que antecede o início das obras previstas para 2026.
Projeto e participação dos permissionários
O desenho do mercado prevê boxes suficientes para acomodar todos os permissionários cadastrados e foi elaborado com participação direta desses permissionários por meio de consultas públicas. Segundo o secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, o espaço terá fachada voltada para a rua para permitir atendimento tanto a pedestres quanto a pessoas em carros ou motos, que poderão visualizar o ambiente e ser atendidas sem descer do veículo.
“O mercado terá uma dinâmica diferenciada: além do atendimento ao pedestre, o espaço permitirá que pessoas em carros ou motos visualizem todo o ambiente e sejam atendidas sem precisar descer do veículo”, afirmou Marcellus Campêlo.
Infraestrutura e segurança
A requalificação inclui banheiros, área administrativa, estacionamento, calçadas acessíveis, arborização e sistemas de combate a incêndio, seguindo normas técnicas de segurança e infraestrutura. Foi projetada uma cobertura especial para melhorar a ventilação e criar um microclima que reduza o calor e ofereça mais conforto aos usuários.
O coordenador local do Prosai, Leonardo Normando, destacou a expectativa de impacto sobre o comércio local. Conforme Normando, a melhoria do ambiente tende a favorecer a experiência de consumo e, com isso, aumentar as vendas dos comerciantes.
“Quando a pessoa se sente bem no ambiente, especialmente em locais comerciais, tende a ter mais paciência para escolher melhor os produtos e, consequentemente, comprar mais”, disse Leonardo Normando.
Realocação e acompanhamento
A realocação temporária dos permissionários, caso necessária durante as obras, será conduzida com planejamento e acompanhamento do Prosai, com o objetivo de garantir organização e segurança para os trabalhadores no período de intervenções.
O Prosai em Parintins
O Prosai Parintins promove a requalificação urbanística de uma área de mais de 208 mil metros quadrados ao redor da Lagoa da Francesa. Além do novo mercado, o pacote inclui parques urbanos, praças, ciclovias, playgrounds, quadras poliesportivas, quiosques para pequenos comerciantes, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.
As obras do Prosai iniciaram em setembro de 2024 com o novo sistema de abastecimento de água. Em junho deste ano foi entregue a primeira etapa, com 26 quilômetros de rede e nove poços perfurados, que já estão levando água tratada para a população. Também estão em andamento as obras de esgotamento sanitário, que, de acordo com os responsáveis, irão elevar de zero para até 25% o serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade.
Assuntos nesse artigo:
#mercadodafrancesa, #parintins, #amazonas, #prosai, #ugpe, #sedurb, #marcelluscampelo, #permissionarios, #licitacao, #obras2026, #requalificacao, #lagoadafrancesa, #abastecimentodeagua, #esgotamentosanitario, #pocosperfurados, #parquesurbanos, #ciclovias, #centrodequalificacaodamulherparintinense, #prontoatendimentoaocidadao, #estacionamento
