Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Goiás

Goiás garante acesso integral ao diagnóstico e tratamento do câncer

15 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Arthur realiza tratamento contra leucemia no Cora. Para a mãe, Jéssica Morais, unidade representa esperança para famílias que enfrentam câncer infantil (Fotos: Victor Weber e Iron Braz)

O Governo de Goiás vem promovendo uma transformação significativa na assistência oncológica desde 2019, com a ampliação da rede pública, investimentos em infraestrutura, tecnologia e parcerias estratégicas que asseguram atendimento oncológico integral, humanizado e de alta complexidade à população.

O maior símbolo dessa expansão é o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), inaugurado em setembro de 2025.

Trata-se do primeiro hospital público da rede estadual exclusivamente dedicado ao tratamento do câncer em crianças e adolescentes, oferecendo tratamento de alta complexidade sem que as famílias precisem buscar atendimento em outros estados.

Com 50 leitos pediátricos, a unidade atende pacientes de 0 a 17 anos com neoplasias hematológicas ou tumores sólidos, além de adultos jovens de 18 a 23 anos com câncer ósseo, como sarcoma de Ewing e osteossarcoma.

Com ampliação da rede pública, investimentos em infraestrutura, tecnologia e parcerias estratégicas o Governo de Goiás tem conseguido assegurar atendimento oncológico integral, humanizado e de alta complexidade à população goiana (Fotos: Victor Weber e Iron Braz)

Atendimento oncológico

Desde seu funcionamento, o hospital já realizou 705 cirurgias oncológicas, 1.062 sessões de quimioterapia e 2.301 consultas médicas.

Para muitas famílias, o hospital representa mais do que um centro de tratamento: é um espaço de acolhimento e esperança. A babá Adaiane Teixeira da Silva, moradora de Aparecida de Goiânia e mãe de Ana Beatriz, de 8 anos, é uma prova disso.

“Minha filha foi diagnosticada com leucemia. Já faz dois meses de tratamento e, no último exame, não apareceu mais nenhuma célula. O atendimento é excepcional, com tecnologia avançada, acolhimento e muito cuidado com as crianças”.

Já para Jéssica Morais, moradora de Goianésia e mãe do paciente Arthur, que realiza tratamento contra leucemia, a unidade representa dias melhores.

“O Cora representa esperança de dias melhores. Quem passa por isso precisa de esperança, e aqui a gente encontra isso todos os dias”.

A regionalização do atendimento é fortalecida pelo Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) em Uruaçu, inaugurado em 2022 e habilitado como Unacon em 2024, garantindo acesso completo ao diagnóstico, cirurgia, quimioterapia, reabilitação, acompanhamento e cuidados paliativos.

Outro reforço é o Hospital Estadual de Itumbiara (HEI), que dispõe de 20 leitos oncológicos e atende em diversas especialidades.

Produção assistencial

No ano de 2025, as unidades estaduais de oncologia realizaram, juntas, 21.669 consultas oncológicas, 2.231 cirurgias oncológicas e 6.220 sessões de quimioterapia.

Esses números demonstram o fortalecimento da rede oncológica em Goiás, ampliando o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado especializado em diferentes regiões do Estado.

Segundo a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo, a ampliação da rede oncológica representa um avanço significativo.

“Estamos garantindo que o paciente seja atendido cada vez mais perto de casa, com qualidade, tecnologia e humanização. A expansão e a regionalização da rede oncológica significam menos deslocamentos, mais acesso, mais dignidade e melhores resultados no tratamento”.

A assistência também é ampliada por meio de parcerias com instituições conveniadas, como o Hospital do Câncer de Rio Verde e o Hospital Padre Tiago da Providência de Deus, em Jataí.

O Hospital do Câncer Araújo Jorge recebe investimento anual de cerca de R$ 24 milhões, enquanto o Hospital Evangélico Goiano integra a rede por meio de contratualização para serviços em onco-hematologia em consultas e exames.

Saiba mais

Policlínica Estadual de Formosa orienta sobre os cuidados contra câncer de pele

Robôs suíços ajudam crianças com câncer a recuperar movimentos no Cora

História de superação marca início do ano no Centro de Oncologia do HCN

Secretaria de Estado da Saúde (SES) – Governo de Goiás

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Goiás

Nova ferramenta do aplicativo Ipasgo Saúde facilita agendamento de consultas

16 de fevereiro de 2026
Goiás

Atenção motoristas! Segunda parcela do IPVA 2026 em Goiás vence nesta quinta-feira

16 de fevereiro de 2026
Goiás

Atenção consumidor! Prazo para adesão ao Quita Procon Goiás termina nesta segunda-feira

14 de fevereiro de 2026
Goiás

Vai viajar no Carnaval? Evite transporte clandestino

14 de fevereiro de 2026
Goiás

Boleto impresso é direito do consumidor goiano

13 de fevereiro de 2026
Goiás

Confira funcionamento das unidades de saúde durante o feriado de Carnaval

13 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania