Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Goiânia registra 10,6 mil atendimentos de crianças e adolescentes na rede municipal de saúde

7 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Goiânia registra 10,6 mil atendimentos de crianças e adolescentes na rede municipal de saúde

Com ampliação dos serviços, o tempo de espera tem redução de 47%. Melhoria na operacionalização do sistema atende determinação do prefeito Sandro Mabel em oferta serviço médico infantil em todas as unidades da rede de urgência e emergência da capital

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contabilizou 10.615 atendimentos a crianças e adolescentes, entre 15 de janeiro e 5 de fevereiro deste ano, após a implementação do atendimento infantil em toda a rede de urgência e emergência da capital. Em comparação com os 22 dias anteriores, o aumento alcança 75%, com redução do tempo de espera de até 47%.

A oferta de atendimento infantil 24h em todas as unidades da rede de urgência e emergência da capital é uma determinação do prefeito Sandro Mabel, em resgate de compromisso de campanha. A iniciativa permitiu a ampliação do número de unidades de saúde onde as crianças podem ser assistidas, de cinco para 13.

“Nós tínhamos falado na campanha sobre a necessidade de termos atendimento pediátrico em todas as unidades de saúde, como meta para os 100 primeiros dias. Estamos cumprindo esse compromisso e vamos ampliar ainda mais, para darmos mais tranquilidade aos pais e crianças que sofriam com o descaso e falta de atendimento adequado na rede de saúde”, pontua Mabel.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a medida trouxe melhor distribuição da demanda e maior facilidade de acesso à assistência em saúde para os pequenos. “A ampliação para toda a rede evita que os pais e responsáveis precisem se deslocar por grandes distâncias em busca de atendimento para seus filhos, ou seja, o acesso ficou muito mais fácil”, pontua.

Com a melhoria na operacionalização dos serviços nas unidades da rede municipal de saúde, o secretário destaca que houve a redução da concentração de crianças no Cais de Campinas, que ficava constantemente sobrecarregado. “Apesar do aumento no geral da demanda, no Cais de Campinas já registramos uma redução de 25% no número de atendimentos infantis”, afirma Luiz Pellizzer.

A descentralização da assistência às crianças permitiu, ainda, uma redução do tempo de espera por atendimento infantil de 47% no mês de janeiro, em comparação com o mês de dezembro de 2024. “Nós temos um profissional médico disponível de forma exclusiva para o atendimento infantil, então as crianças não passam pela mesma fila de espera dos adultos”, explicou o secretário. “Assegurar atendimento de forma mais ágil é muito importante quando falamos de crianças, que podem evoluir mais rapidamente para condições graves e requerem intervenção imediata”, disse.

Para Gustavo Severo, que buscou atendimento para o filho de dois anos de idade, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim América, nesta semana, a rapidez no atendimento à criança fez toda a diferença. “Eu moro no Setor Cidade Jardim e antes a gente precisava ir pro Cais de Campinas e esperar muito tempo até conseguir que ele passasse pelo médico”, contou o pai da criança. “Aqui chegamos e fomos atendidos de forma bem rápida, por uma pediatra excelente”, sustentou.

Reestruturação
A ampliação do atendimento infantil para todas as unidades de urgência e emergência da capital foi implementada no dia 15 de janeiro deste ano. A reestruturação assegura a disponibilização de um médico generalista ou pediatra para atender de forma exclusiva as crianças e adolescentes, 24 horas por dia.

O atendimento infantil está disponível nos Centros de Assistência Integrada Médico Sanitária (Ciams) dos setores Urias Magalhães e Novo Horizonte; nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Campinas, Bairro Goiá, Vila Nova, Cândida de Morais, Parque das Amendoeiras e Finsocial; e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos setores Residencial Itaipu, Jardim Novo Mundo, Jardim América, Chácara do Governador e Jardim Curitiba (UPA Noroeste).

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 7 de fevereiro de 2025 7 de fevereiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeito Sandro Mabel dá início à operação da Guarda Civil para reforçar segurança em parques de Goiânia

17 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia inaugura espaços acolhedores e lúdicos para mães e crianças na Central do CadÚnico

17 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia garante segurança com fiscalização de fios irregulares

17 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura divulga 2ª edição do Boletim do Observatório de Turismo de Goiânia

16 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura entrega cestas de alimentos para 100 famílias atendidas pelo CRAS Real Conquista

16 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia recupera rede de drenagem que comprometeu asfalto na região da Rua 44

16 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania