Foi apresentado em plenário projeto de resolução que cria a “Frente Parlamentar para construção do Anel Viário- desvio da BR-153” tendo a seguinte composição: Presidente: Denício Trindade (UB) e o membros: Anselmo Pereira (MDB), Bruno Diniz (MDB), Rose Cruvinel (UB) e Sanches da Federal (PR).
O trânsito da Região Metropolitana de Goiânia tem sido um dos basais desafios na solução de seus problemas, existente na concorrência desleal entre a infraestrutura das vias e o grande fluxo de veículos que chegam as ruas, disse Denício Trindade.
O objetivo é “mitigar os problemas de congestionamento e segurança relativa ao excesso de veículos, principalmente os de cargas, que obrigatoriamente cruzam essas áreas urbanas.”
“Os anéis viários trazem um tráfego de veículos sem atrito, onde os veículos efetuam maior circulação em tempos menores, reduzindo assim o tempo das viagens, e controlando as vias e a velocidade do trânsito”, afirma o parlamentar.
“Deste modo, o projeto autoriza a cobrar das autoridades a construção do anel viário, melhorando a cidades metropolitanas, tanto quanto rodovia BR 153 que hoje não suporta mais o fluxo de caminhões. São milhares de veículos cruzando bairros de Goiânia como se fossem vias urbanas, com congestionamentos de veículos, ocasionando acidentes diários e vítimas fatais. O Anel Viário vai retirar esse trânsito das áreas residenciais e devolver a mobilidade aos cidadãos”, justificou Denício.
O projeto conta com um percurso de 44 quilômetros de pista dupla, 10 pontes, 35 viadutos, 11 intercessões e 11 passagens sem conexão. De acordo com o desenho, a obra incide sobre quatro municípios: Hidrolândia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Senador Canedo.