Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Exposição Mãos que Criam e que Contam Histórias leva memórias de vida ao Palácio Rio Negro em Manaus

24 de janeiro de 2026
Compartilhar

Exposição transforma saberes cotidianos em linguagem artística a partir das vivências do Grupo Diamantes Verde e Rosa.

A exposição Mãos que Criam e que Contam Histórias foi apresentada no Palácio Rio Negro, Centro, zona sul de Manaus, na sexta-feira (23/01). A mostra, com apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reuniu trabalhos em tecido, pintura, crochê e outras técnicas produzidas por integrantes do Grupo Diamantes Verde e Rosa e exibidos como expressão estética e narrativa visual.

A mostra e sua origem

Segundo a curadora Guilhermina Terra, a iniciativa surgiu após a visita das participantes a uma galeria de arte. “Muitas nunca tinham pisado em uma galeria. A partir desse encantamento, pensamos: vamos transformar a técnica que elas já dominam há anos em arte, em uma narrativa artística. Por isso o nome Mãos que Criam e que Contam Histórias, porque elas contam suas histórias de vida por meio do que já sabiam fazer”, explicou Guilhermina.

Obras e técnicas

A mostra reuniu 14 idosas que apresentaram quadros feitos com tecido, pintura, crochê e reaproveitamento de materiais como miçangas e colares. Cada peça incorporou fragmentos de memória e experiências pessoais das autoras, transformadas em narrativas visuais. As obras permanecem expostas no Palácio Rio Negro para visitação do público.

Abertura e linguagem integrada

A abertura contou com apresentação de dança pelas artistas Laura Fernanda e Elza Lisboa, acompanhadas pela violinista Mariana Terra, criando um diálogo entre música, dança e artes visuais durante a programação. As ações confirmaram a proposta de integrar diferentes linguagens artísticas às histórias apresentadas pelas expositoras.

Relatos das participantes

Para a artista expositora Katiane Santos, a participação representou a realização de um desejo antigo. “Eu sempre gostei de dançar, sempre tive vontade de estar na avenida, e foi na dança que eu me encontrei. Quando surgiu essa oportunidade de fazer arte, eu peguei tudo que eu guardava, miçangas, colares que iam se quebrando com o tempo, e transformei isso em um quadro”, relatou Katiane.

A curadora ressaltou ainda que a exposição amplia o olhar sobre envelhecimento e criação artística. “Elas escolheram a técnica, apresentaram suas obras e mostraram que essas histórias de vida podem virar arte, beleza e estética. Agora essas obras ficam expostas no Palácio, o que é uma alegria enorme, porque permite que a sociedade conheça a visão de mundo que elas têm”, afirmou Guilhermina.

Contexto e significado

A iniciativa reforça o papel da cultura como espaço de escuta, valorização da memória e reconhecimento do protagonismo feminino. A mostra evidencia que a criação artística não tem idade e que experiências de vida podem ser consideradas patrimônio cultural.

Assuntos nesse artigo:

#maosquecriamequecontamhistorias, #palaciorionegro, #manaus, #grupo diamantes verde e rosa, #grupodiamantesverdeerosa, #secretariadeestadodeculturaeeconomiacriativa, #guilherminaterra, #katianesantos, #laurafernanda, #elzalisboa, #marianaterra, #tecido, #pintura, #croche, #danca, #14idosas, #memoria, #protagonismofeminino, #cultura, #patrimoniocultural

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Fundação Hospital Adriano Jorge registra aumento de cirurgias, consultas e exames em 2025 e amplia atendimentos

24 de janeiro de 2026
Cultura

Maria da Salete, residente da FDT por 32 anos, morre aos 88 anos em Manaus

24 de janeiro de 2026
Cultura

Prisão do suspeito do homicídio de criança em Manaus ocorre após 30 horas de buscas integradas

24 de janeiro de 2026
Cultura

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de rede de drenagem na avenida Brasil após chuvas intensas

24 de janeiro de 2026
Cultura

Manaus inicia obra emergencial para recuperação da rede de drenagem na rua Robyson Souza após rompimento

24 de janeiro de 2026
Cultura

Chuvas em Manaus provocam seis ocorrências e acionam Defesa Civil do município neste sábado

24 de janeiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania