Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, nesta quarta-feira,15, projeto do vereador Dr. Gustavo (Agir) que trata da criação de espaços de lazer e convivência sensorialmente acessíveis no Município.
Conforme a proposta, os parques municipais deverão contar com áreas adaptadas para pessoas com TEA, com brinquedos sensoriais e espaços silenciosos.
A Secretaria de Infraestrutura poderá adaptar praças e parques já existentes com redutores de estímulos sonoros; brinquedos adaptados e placas de comunicação alternativa (PECS).
Segundo Dr. Gustavo, o objetivo é promover a inclusão e garantir o acesso de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a espaços públicos de lazer e convivência, assegurando que esses ambientes sejam sensorialmente acessíveis e adequados as suas necessidades específicas.
“A matéria busca atender a uma demanda crescente por politicas públicas que reconheçam a diversidade de necessidades da população, especialmente de grupos que enfrentam barreiras sensoriais, sociais e físicas no uso de espaços urbanos”, afirmou.
