
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou uma série de capacitações em escolas municipais, estaduais e privadas da capital para o combate à dengue. A iniciativa tem o objetivo de ensinar às crianças boas práticas para evitar a proliferação de Aedes aegypti em casa.
“O enfrentamento à dengue exige o envolvimento de toda a sociedade. A dinâmica de transmissão da doença está diretamente ligada às condições dos ambientes privados e ao comportamento das pessoas. Por isso, queremos que cada criança seja uma aliada na luta contra o mosquito da dengue”, diz o titular da SMS, Luiz Pellizzer.
As capacitações serão realizadas em 130 escolas durante todo o ano letivo de 2026. Segundo o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Carlos Lemos, a iniciativa inclui música, fantoches, dinâmicas com as crianças, explicações sobre os ciclos de vida e reprodução do mosquito e hábitos para evitar criadouros nas residências, além de esclarecimentos sobre sintomas e sinais de alarme da dengue.
*Multiplicadores de conhecimento*
“Nós buscamos conscientizar os alunos, de forma didática e divertida, sobre a necessidade de ter atenção a todos os espaços da casa, não deixar lixo acumulado, tapar todos os recipientes com água, checar os vasos de planta, ralos e pias, para que essas crianças consigam ajudar os pais a identificar e prevenir situações de risco”, explica Carlos Lemos.
A série de ações de educação em saúde teve início na Escola Municipal Jardim Nova Esperança, com 360 alunos, de 7 a 11 anos de idade. Para o diretor da unidade de ensino, Márcio Roberto Junior, a capacitação levou conhecimento técnico de forma acessível para os estudantes. “Foi muito positivo reunir toda a escola para trabalhar o tema, de forma lúdica, assertiva e que torna os alunos multiplicadores do cuidado com a dengue”, conta o diretor.
Fotos: SMS
Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia – Prefeitura de Goiânia
