
Os alunos da Escola Municipal Ayrton Senna, vencedora do Projeto Eco Escolas, deram nova destinação às seis toneladas de materiais recicláveis recolhidos pela comunidade escolar, com a produção de brinquedos, jogos e artesanatos, utilizados como recursos didáticos, lúdicos e pedagógicos em sala de aula. Itens como jogos, carrinhos, bonecas, foguetes e mapas viraram ferramentas de ensino de matemática, ciências e geografia.
Segundo a professora do 2º ano, Laís de Melo Vieira, a partir dessas experiências os alunos ampliaram seus repertórios, possibilitando, inclusive, o trabalho em língua portuguesa com a produção de relatórios, manuais de jogos, problemas matemáticos e outros gêneros textuais. Ela explica que as aulas se tornam mais interessantes e significativas quando os estudantes lidam, de forma concreta, com o conteúdo ensinado.
“Ao produzirem seus próprios brinquedos e jogos, os alunos desenvolvem várias habilidades, como o raciocínio matemático, a criatividade e a sociabilidade. Conseguimos despertar o interesse pelos conteúdos curriculares, utilizando como recurso didático os objetos que eles mesmos criaram. As crianças e os adolescentes se sentiram mais produtivos”, avaliou.

A diretora da Escola Municipal Ayrton Senna frisou que o objetivo do projeto é envolver crianças, jovens e adultos em um esforço coletivo, “promovendo não apenas a educação ambiental sustentável, mas também a integração dos alunos na construção do próprio conhecimento”, disse.
O estudante do 2º ano, Andrew Garcia Nunes, de 7 anos, afirmou que se sentiu motivado ao transformar sucatas em objetos úteis e divertidos, além de despertar mais interesse pelas aulas. “Adorei construir um jogo de xadrez com papelão e tampinhas de garrafas. Além de brincar, a professora ensinou a turma sobre figuras geométricas e a escrever as regras do jogo, fazendo um manual”, apontou.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
