Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Entre Linhas e Pincéis: projeto da prefeitura de Goiânia fortalece convívio social de idosos

4 de março de 2025
Compartilhar

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), oferece aos idosos do grupo 60+ o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O programa tem como objetivo evitar o isolamento social e fortalecer os laços familiares e comunitários, garantindo atendimento especializado para essa população.

Atualmente, Goiânia conta com 24 Cras distribuídos por diversos bairros. Essas unidades são a porta de entrada para os serviços socioassistenciais da cidade, promovendo articulações com outras políticas públicas e facilitando o acesso a benefícios e projetos sociais.

A secretária municipal da Semasdh, Erizânia Freitas, destaca que a gestão atual tem um olhar cuidadoso para os públicos assistidos pelos Cras: mulheres, crianças e idosos. Segundo ela, um dos focos da administração municipal é a criação de programas que estimulem a socialização e evitem a ociosidade dessa população.

“Nos primeiros 100 dias de gestão, o prefeito Sandro Mabel determinou atenção especial a iniciativas que promovam a interação dos idosos com a comunidade. Por isso, estamos estruturando diversas oficinas nos 24 Cras e nos dois Centros de Convivência, localizados na Esplanada do Anicuns e no Setor Aruanã”, afirma a secretária.

A diretora de Proteção Social Básica da Semasdh, Kelly Naves, explica que as atividades incluem grupos de dança, natação e dinâmicas de integração. “Nosso objetivo é garantir que os idosos tenham um espaço de socialização e lazer, contribuindo para sua qualidade de vida”, reforça.

No Cras do Setor Capuava, que atende as regiões Noroeste e Mendanha, mulheres idosas participam do projeto “Entre Linhas e Pincéis”, onde produzem ecobags, crochê e panos de prato. A iniciativa tem transformado a rotina de participantes como Maria de Fátima da Silva, de 71 anos.

“Aqui encontrei um motivo para espantar a tristeza e o isolamento. Além das oficinas, caminho com outras idosas e me ocupo pintando panos de prato nas manhãs de quarta-feira”, conta Maria.

Para Acidália Balbino, outra integrante do projeto, a experiência tem sido enriquecedora. “Me sinto útil e participativa. A alegria de concluir uma peça e ver que fui eu mesma quem fez é indescritível”, relata.

A proposta do “Entre Linhas e Pincéis” é fortalecer os laços comunitários e estimular a criatividade dos idosos, alinhando-se às diretrizes do SCFV. Além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades motoras, a atividade promove a imaginação e a expressão pessoal, proporcionando oportunidades de socialização.

A metodologia do projeto baseia-se em aulas práticas com uma abordagem lúdica, participativa e inclusiva, respeitando o ritmo e as preferências de cada idoso. O objetivo não é capacitar profissionalmente os participantes, mas promover sua autonomia e integração social.

“O mais importante é oferecer um ambiente acolhedor e estimulante, onde os idosos possam interagir, expressar sua criatividade e se sentir valorizados”, explica a diretora de Proteção Social Básica da Semasdh.

Serviços
Os Cras oferecem, além do SCFV, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Nessas unidades, os cidadãos também recebem orientações sobre benefícios assistenciais e podem se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Além disso, a pasta lançará em breve o projeto Centro Dia, um espaço onde idosos do grupo 60+ poderão passar o dia participando de atividades que estimulem a socialização e a interação com a comunidade. “O projeto oferecerá suporte às famílias que precisam de um local seguro para deixar seus idosos enquanto cumprem suas atividades diárias”, finaliza a secretária.

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 4 de março de 2025 4 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura realiza limpeza do lago do Parque Botafogo

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Obras de alargamento de pista da Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás, entram em estágio final

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia realiza 588 podas preventivas durante Mutirão de Zeladoria no Parque Amazônia

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura de Goiânia leva crianças carentes ao maior festival de E-Sports de Goiás

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Biblioteca Municipal Cora Coralina faz doação de livros literários à população

18 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Em reunião na Semad, Prefeitura de Goiânia apresenta estudo que reafirma segurança do aterro sanitário

18 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania