O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), está promovendo o curso “Literatura Infantil e Educação para Relações Étnico-Raciais: Caminhos Teóricos, Experiências e Vivências”. A formação é voltada a profissionais da Rede Municipal de Educação e terá início nesta quinta-feira (10/4).
Com carga horária de 60 horas, o curso será realizado até dezembro de 2025, no miniauditório 2 do Bloco D, Área II da PUC Goiás. Ao todo, 91 educadores estão inscritos.
Ações afirmativas na educação
A proposta da formação parte do princípio de que a leitura de obras literárias — como histórias, poemas e crônicas de origem africana, afro-brasileira e indígena — amplia a compreensão dos educadores sobre as relações étnico-raciais. A professora formadora Inez Viana destaca que, por meio da literatura, é possível romper barreiras do preconceito e combater desigualdades sociais.
Os módulos do curso abordarão temáticas voltadas à infância, com ênfase na literatura infantil negra e seus critérios de análise, racismo e preconceito, educação indígena e saberes ancestrais, espiritualidade e ancestralidade indígenas, além da literatura indígena como ferramenta pedagógica. Parte do conteúdo será disponibilizada na plataforma Moodle.
Fotos: divulgação SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia