A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), intensificou os serviços de roçagem e limpeza nas áreas do Zoológico de Goiânia. As equipes de zeladoria realizam varrição e rastelação das trilhas e caminhos utilizados pelos visitantes, além do recolhimento de resíduos das 120 lixeiras espalhadas pelo parque. A ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias, responsável pela administração do zoológico.
Os trabalhos têm início às 6h e seguem até as 18h, incluindo a remoção de massa verde, roçagem manual dentro e fora dos recintos dos animais, e roçagem mecanizada. Essas ações fazem parte do programa de bem-estar animal, com o objetivo de manter o ambiente limpo, seguro e mais agradável para os visitantes.
O presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, destaca que a limpeza nos recintos dos animais é sempre realizada com o acompanhamento do tratador ou do médico-veterinário do Zoológico.
O supervisor de limpeza no parque, Jorge César, afirma que o serviço é executado com máxima atenção à segurança dos servidores e dos animais. O acesso aos recintos só é autorizado após a transferência dos animais para outro compartimento.
Jorge ressalta que a atenção é redobrada em espaços ocupados por espécies como lobo-guará, leão, onça-pintada, urso, tigre e tamanduá. As áreas dos jacarés e a ilha dos macacos também recebem serviços de roçagem, rastelação e remoção de massa verde. “Antes do início das atividades, o tratador realiza a separação dos animais, que só retornam ao recinto após a conclusão dos serviços”, completou.
Durante a ação, as vias de circulação dos visitantes também são rasteladas. Nessas áreas, é comum a queda de folhas e pequenos galhos das muitas árvores do parque. Para otimizar o serviço, as equipes utilizam sopradores.
Foto: Comurg
Companhia de Urbanização (Comurg) – Prefeitura de Goiânia