A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) iniciou nesta terça-feira (15/7) a recuperação dos meios-fios da capital, com serviços de recomposição, alinhamento e nivelamento. Esta é a primeira vez que a Comurg executa esse tipo de ação e a primeira etapa contempla as vias do Setor Cidade Jardim. Em seguida, o trabalho será estendido para outras regiões da cidade.
Goiânia possui mais de sete milhões de metros lineares de meio-fio, dos quais cerca de 30% apresentam danos como quebras, desníveis ou desalinhamentos. O objetivo é melhorar a estética urbana, facilitar a manutenção dos espaços públicos e garantir segurança para os pedestres.
O serviço é realizado manualmente por uma equipe de 14 servidores do Departamento de Obras da Companhia. Eles atuam tanto em meios-fios de pedra, quanto nos modelos contínuos. Nos casos de desalinhamento, sempre que possível, a mesma peça é reaproveitada. Quando há necessidade de substituição ou nova instalação, as peças são fabricadas pela própria Comurg.
Fotos: Luciano Magalhães
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia