A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realizou uma visita técnica a três cidades paulistas nesta quinta e sexta-feira (3 e 4/4). O objetivo foi observar possibilidades para a criação de novos negócios que possam gerar renda e tornar realidade a missão de alcançar a independência financeira da empresa. O presidente da companhia, Cleber Santos, acompanhado da gerente do Aterro Sanitário, Gabriela Barbosa, e do assessor técnico, Clóvis Ribeiro, visitaram as cidades de Pedreira-SP, Paulínia-SP e Jundiaí-SP.
Em Pedreira, a empresa de reciclagem Castelo oferece serviços de gestão e gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (RCC). A equipe técnica observou todas as ferramentas, maquinários e processos de trabalho. A transformação dos resíduos em cascalho reciclado e tijolos ecológicos pode representar mais uma oportunidade de negócio para a Comurg, que não só passaria a oferecer esses produtos ao poder público, mas também fornecê-los a empresas privadas pelo preço de mercado.
A equipe também visitou a Usina Termelétrica de Energia Paulínia Verde, que gera energia a partir de biometano produzido no aterro sanitário da cidade. Essa foi a primeira usina do Brasil a ser integrada ao Sistema Interligado Nacional, a rede de transmissão de energia que conecta as regiões do País.
Em Jundiaí, o Aterro Sanitário e o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) foram pontos de observação para avaliar possibilidades de implementação de novos negócios que possam gerar receita para a Comurg.
“Nesta fase, estamos explorando as opções de implementação. O que discutiremos com os sócios da empresa são as alternativas viáveis para colocar em prática as oportunidades que conseguimos identificar durante esta visita técnica”, afirmou Cleber Santos.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia