
Após processo de reorganização ao longo de 2025, a coleta seletiva em Goiânia alcançou desempenho acima das metas previstas em contrato. No último ano, o volume de recicláveis coletados ultrapassou o mínimo mensal de 2,6 mil toneladas, chegando a registrar meses com 3,9 mil toneladas. Esse resultado supera expressivamente o resultado alcançado em junho de 2024, quando o volume de recicláveis recolhidos foi de apenas 8,45 toneladas.
Ao todo, em 2025, foram realizadas 20.720 viagens da coleta seletiva, o que representa 93,3% do total de deslocamentos realizados, e 1.478 (6,7%) do serviço “Cata Treco”.

Atualmente, o serviço de coleta seletiva conta com 14 equipes no período diurno e 14 no período noturno,o que garante maior capilaridade e regularidade na coleta. O aumento da frota e o uso de aplicativo para monitoramento em tempo real também contribuíram para o avanço da operação, que atende 12 cooperativas de reciclagem em todas as regiões. São elas: A. Ambiental, ACOP, Beija Flor, Carrinho de Ouro, Carrossel, Cooper Rama, Cooperfami, Coopermas, Cooprec, Goiânia Viva, Nova Esperança e Seleta.
Segundo o Consórcio Limpa Gyn, responsável pela execução do serviço, a reorganização da coleta foi feita em etapas, começando pela transição com a Comurg. Em seguida foi feita a expansão gradual da frota, integração operacional, otimização das rotas e aprimoramento das pesagens, com registros também no aterro sanitário. Além disso, a distribuição dos materiais às cooperativas passou a considerar o número de cooperados, além da localização das unidades, o que tornou o sistema mais equilibrado.
“O aumento no volume de materiais entregues mostra que a população tem aderido cada vez mais à separação de resíduos. Essa mudança de comportamento é estimulada por ações de educação ambiental promovidas pela Prefeitura de Goiânia e pelo consórcio, como visitas a escolas, campanhas na mídia, distribuição de panfletos e QR Codes nos caminhões com informações sobre descarte correto”, explica o diretor do Consórcio Limpa Gyn, Renan Andrade.
Dentre as iniciativas de educação ambiental, destaca-se o projeto Eco Escolas que mobiliza estudantes do 4º ao 7º ano em campanhas de arrecadação de materiais recicláveis. Em 2024, foram recolhidas 16.582 garrafas PET e latas de alumínio. Já em 2025, o programa foi ampliado com a coleta de “bags” por tipo de material, com destaque para papel (265 bags) e PET (230 bags).
Também foram distribuídos tambores para descarte de vidro em distribuidoras em várias regiões da cidade. A iniciativa é responsável pelo recolhimento de 32 toneladas pelas equipes da coleta seletiva e encaminhado para as cooperativas. Por fim, foram registradas 1.804 solicitações no SAC da coleta seletiva em 2025, número que auxilia na melhoria contínua das rotas e do atendimento ao cidadão.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia
