A Comissão de Constituição e Justiça aprovou na quarta-feira, 17, matéria do vereador Denício Trindade (MDB) que declara o Memorial Iris Rezende Machado patrimônio cultural do município de Goiânia.
Conforme a proposta, o Memorial será um espaço de preservação da memória política, social e administrativa do ex-Governador e ex-Prefeito Iris Rezende Machado.
O Poder Executivo, por meio dos órgãos competentes, adotará as medidas necessárias para a preservação, conservação e promoção do Memorial Iris Rezende Machado, podendo firmar parcerias e convênios com entidades públicas e privadas, diz o texto.
“Iris Rezende, cujo legado e indiscutivelmente entrelaçado com a história recente de nossa cidade, além de ser uma figura carismática e respeitada na política goiana, exerceu um papel de enorme relevância como administrador publico e estadista. Seu compromisso com o desenvolvimento urbano e social de Goiânia, bem como com a construção de uma cidade mais justa e moderna, fez dele uma das maiores lideranças políticas do estado, e sua influencia transcendeu o período em que exerceu o cargo de prefeito”, justificou o parlamentar.
Denício destaca que, entre os marcos da gestão de Iris, destaca-se a Casa de Vidro, um espaço que representa não apenas sua visão de progresso, mas também sua capacidade de unir arte, cultura e funcionalidade em um só projeto.
“Por esses motives, a criação do Memorial Iris Rezende Machado – Casa de Vidro como Patrimônio Cultural de Goiânia é uma medida justa e necessária, pois permitira as futuras gerações conhecerem e se inspirarem no exemplo de liderança, visão e compromisso com o bem comum que o ex-prefeito deixou”, concluiu.
