Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

CCJ aprova matérias que tratam do combate à violência contra mulheres

17 de dezembro de 2025
Compartilhar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira três projetos que visam o combate à violência contra a mulher.

O primeiro projeto (PL nº 332/25), do vereador Denício Trindade (UB), dispõe da reserva prioritária de assentos localizados ao lado das janelas nos veículos de transporte público para as mulheres.

O objetivo da matéria é prevenir situações de assédio e assegurar a dignidade, integridade e a segurança das passageiras, segundo Denício.

“A reserva prioritária dos assentos junto a janela, aliada a campanhas, canais de denúncia e protocolos policiais, constituirá uma barreira protetiva eficaz, garantidora da integridade física e psíquica das passageiras, valorizando a dignidade da mulher e contribuindo para a construção de um transporte publico mais seguro, justo e democrático para todos”, defende o parlamentar.

O segundo projeto (PL nº634/25), de autoria do Major Vitor Hugo (PL), institui o Programa Escudo Feminino, destinado à proteção, capacitação e apoio à autodefesa de mulheres em situação de violência no âmbito do Município.

Constituem ações do Programa:

I – apoio psicossocial e orientação jurídica;

II – auxílio financeiro para: a) realização de cursos de técnicas de defesa pessoal, artes marciais e prevenção situacional; b) capacitação sobre uso legal e responsável de dispositivos de defesa pessoal permitidos pela legislação federal; c) aquisição de dispositivos não letais autorizados; d) capacitação técnica em armamento e tiro; e) aquisição de arma de fogo de uso permitido, de forma subsidiária e condicionada ao cumprimento prévio e comprovado das etapas não letais e da legislação federal;

III – campanhas permanentes de prevenção;

IV – parcerias com entidades especializadas.

E o terceiro, do vereador Thiallu Guiotti (Avante), autoriza o Poder Executivo a instituir o Sistema REVELA – Registro de Violência e Listagem de Agressores contra a Mulher no Município de Goiânia.

Conforme a proposta, o Sistema REVELA, se instituído, consistirá em um cadastro público e permanente, de livre acesso digital a população, com os nomes e dados básicos de pessoas que estejam respondendo a processo criminal, ou condenados, por violência contra a mulher ou sejam alvo de medida protetiva de urgência, nos termos da Lei Federal n° 11.340/2006 (Lei Maria da Penha).

“Importante destacar que o cadastro não implica condenação ou declaração de culpabilidade, preservando o princípio constitucional da presunção de inocência, mas seu objetivo é fornecer informações de caráter preventivo e auxiliar a população, especialmente as mulheres, na tomada de decisões mais seguras em suas relações interpessoais”, afirmou Guiotti..

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Câmara de Goiânia retoma sessões ordinárias em 24 de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Câmara Municipal de Goiania

Plenário autoriza Prefeitura a contrair empréstimo de R132 milhões

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em última votação

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Lei Orçamentária para 2026 é aprovada em definitivo

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova última votação de alterações na Cosip em sessão extra

29 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

LOA 2026 é aprovada em primeira votação

29 de dezembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania