Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

CCJ aprova fim do estado de calamidade pública financeira no Município

8 de outubro de 2025
Compartilhar

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, 8, o Projeto de Decreto Legislativo nº 126/2025, do vereador Igor Franco (MDB), que susta os efeitos do Decreto nº 28/2025, do prefeito Sandro Mabel (UB) que declarou estado de calamidade pública financeira em Goiânia no dia 2 de janeiro de 2025.

Franco alegou que a Prefeitura apresentou superávit na última prestação de contas do Prefeito, o que demonstra equilíbrio financeiro. O vereador apontou relatório do Tribunal de Contas do Município-GO,  declarando que ” a situação financeira do município não se molda ao quadro extremo exigido para decretação de calamidade, sendo possível promover ajustes, equilíbrio orçamentário e ajuste de despesas por meio de ferramentas de contingenciamento, corte de gastos e observância rigorosa à Lei de Responsabilidade Fiscal, sem a necessidade de afastamento do regime ordinário de controle”.

Igor Franco apresentou também parecer do Ministério Público de Contas (Parecer n° 4018/2025), que evidencia a ausência de base técnica, contábil e jurídica para manutenção do estado de calamidade financeira, que evidencia a ausência de base técnica, contábil e jurídica para manutenção do estado de calamidade financeira. “O rombo alegado, de R$ 4,8 bilhões, foi questionado posteriormente pelo Ministério Público de Contas, que constatou que a dívida consolidada real do município é significativamente inferior, não havendo demonstrações oficiais que sustentem a continuidade do estado emergencial”, diz a justificativa.

O líder do prefeito na Casa, Wellington Bessa (DC), apresentou voto em contrário, para arquivar o decreto legislativo, mas foi vencido pela maioria (5 votos a favor e 6 contrários). Assim, o relatório da vereadora Kátia Maria (PT), pela aprovação da matéria, foi aprovado pela maioria do colegiado, tendo apenas o voto contrário de Bessa.

Com isso, o decreto do Executivo que declarou estado de calamidade pública financeira no Município tornará sem efeito, caso o plenário corrobore o relatório.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Câmara de Goiânia retoma sessões ordinárias em 24 de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Câmara Municipal de Goiania

Plenário autoriza Prefeitura a contrair empréstimo de R132 milhões

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Projeto que revoga taxa do lixo é aprovado em última votação

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Lei Orçamentária para 2026 é aprovada em definitivo

30 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova última votação de alterações na Cosip em sessão extra

29 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

LOA 2026 é aprovada em primeira votação

29 de dezembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania