Envolver alunos, professores, pais e trabalhadores da educação na preservação do patrimônio das escolas públicas e particulares de Goiânia. Essa é a proposta da Campanha de Conscientização e Incentivo à Preservação do Patrimônio Público Escolar, prevista em projeto de lei aprovado nesta terça-feira (11) na Câmara.
Apresentado pela vereadora Daniela da Gilka (PRTB), o projeto estabelece a realização da campanha anualmente durante o mês de março, em todas as escolas da rede municipal de ensino públicas e, de forma facultativa, nas privadas. “A escola, enquanto ambiente de aprendizagem e convivência, é parte do patrimônio público e cultural da comunidade. A preservação desses espaços reflete o respeito ao bem coletivo e fortalece o senso de cidadania e pertencimento entre os estudantes”, justifica a autora. “Assim, a educação patrimonial é uma das formas mais eficazes de construir valores de responsabilidade social desde a infância”, conclui.
A campanha, que deverá integrar o calendário oficial da Secretaria Municipal de Educação (SME), compreende atividades como exposições, concursos e apresentações artísticas com o tema “Preservar e Educar”; mutirões voluntários de revitalização dos espaços escolares; e parcerias com grêmios estudantis, conselhos escolares, ONGs, OSCs e outras entidades da sociedade civil organizada.
Com a conclusão da tramitação na Câmara, o projeto segue para análise do Poder Executivo.
