Bovinocultura leiteira e mista no Amazonas soma 611 mil animais e 86 milhões de litros anuais; Idam oferece assistência técnica, capacitação e apoio à regularização.
A bovinocultura leiteira e mista no Amazonas conta hoje com um rebanho de mais de 611 mil animais e uma produção de 86 milhões de litros de leite por ano, conforme dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam). O trabalho do instituto envolve capacitações, regularização de documentos, visitas técnicas e outras metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) junto a produtores rurais do estado.
Produção e distribuição do rebanho
O maior rebanho leiteiro e misto do estado está no município de Manicoré, com 220.581 animais. Em seguida aparecem Careiro da Várzea, com 55.044; Autazes, com 53.817; e Apuí, com 52.930. O levantamento também indica que a cadeia produtiva do leite gera escala suficiente para abastecer atividades locais e o mercado regional.
Manejo e saúde animal
Segundo o médico veterinário do Idam, Felipe Castro, o manejo das vacas leiteiras foca em conforto, nutrição, saúde e reprodução. “O manejo das vacas leiteiras tem como objetivo garantir o conforto, a nutrição, a saúde e a reprodução. O manejo nutricional é a base da produção e, para isso, a dieta tem que ser balanceada com base na fase do animal, sendo elas lactação, seca e transição”, delineou o médico veterinário do Idam, Felipe Castro.
O profissional reforça a importância da saúde animal por meio de vacinação, controle de ectoparasita e exames periódicos. Essas medidas visam, de acordo com o instituto, garantir qualidade e segurança sanitária do leite e de seus derivados, além do bem-estar dos animais.
Apoio técnico e ações do Idam
O Idam atua ao lado do produtor e em parceria com órgãos de fiscalização para promover práticas que elevem a qualidade do produto final. Entre as atividades oferecidas estão capacitações, assistência técnica, regularização de documentação e acompanhamento por visitas técnicas, conforme as necessidades das propriedades.
Queijarias e regularização
Em 2024 o Amazonas registrou produção de mais de 6 mil toneladas de queijo artesanal. A engenheira de alimentos do Idam, Carolina Ferrer, afirmou que o instituto apoia as queijarias com capacitações, assistência técnica e auxílio na regularização junto aos órgãos de fiscalização. “Nós do Idam assistimos neste processo de regularização desde a elaboração dos documentos necessários, além de fazermos o acompanhamento da produção e treinamento da equipe em boas práticas de fabricação para que obtenhamos sempre um produto com segurança e qualidade na mesa do consumidor”, frisou.
Um exemplo do impacto do suporte técnico é o do produtor Afonso Campos. Afonso, trabalhador rural aposentado, iniciou criação em Novo Airão com financiamento rural apoiado pelo Idam. “A assistência do Idam foi muito boa, foi o que permitiu eu desenvolver minha criação e meu negócio. Hoje já tenho uma renda que me permite pagar pelo financiamento inicial e continuar crescendo”, agradeceu Afonso.
O empreendimento de Afonso já possui compradores regulares interessados na qualidade do queijo produzido, segundo informações do instituto.
Assuntos nesse artigo:
#bovinocultura, #amazonas, #idam, #leite, #rebanho, #manicore, #careirodavarzea, #autazes, #apui, #queijarias, #queijoartesanal, #producao, #611milanimais, #86milhoesdelitros, #capacitacao, #regularizacao, #ater, #vacinacao, #controledeectoparasita, #afonsocampos
