
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (7/2) o Bloquinho da Saúde, iniciativa que leva informações seguras, orientação e prevenção aos foliões que aproveitam o pré-Carnaval na capital.
Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a ação tem o objetivo de ampliar a proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), levando estratégias de prevenção diretamente à população em situações que podem representar riscos.
“O uso de álcool e outras substâncias no Carnaval pode reduzir a percepção de risco das pessoas. A presença das nossas equipes é um lembrete prático, acolhedor e sem julgamentos de que a prevenção é necessária, de que cuidado e prazer podem caminhar juntos”, diz o secretário.
“O Bloquinho da Saúde está distribuindo gratuitamente quatro tipos de preservativos, além de lubrificantes, auto testes de HIV e material informativo para que todos os foliões possam aproveitar o Carnaval com segurança”, afirmou o titular da SMS.
O stand da iniciativa foi montado na Avenida 85, na esquina com a Avenida Mutirão. O Bloquinho da Saúde conta ainda com equipes itinerantes que passarão pelos 12 blocos de carnaval da capital neste fim de semana.
“Nosso objetivo é fortalecer o cuidado, oportunizar o diagnóstico precoce, trazendo orientações sobre onde buscar atendimento após a folia e reforçar o alerta de que a melhor forma de aproveitar a folia é garantindo a prevenção”, disse a diretora de Vigilância Epidemiológica, Flaviane Lemos.
“Eu vim aqui ouvir as orientações, recebi vários brindes e achei muito interessante essa ação porque aproxima o cuidado das pessoas de uma forma muito respeitosa, ativa e que nos faz lembrar que é preciso ter responsabilidade com a gente mesmo e com o outro”, contou a foliã Ana Paula Lima.
Distribuição de preservativos
Além das ações na Avenida 85, a SMS instalou ainda 30 dispensers para distribuição de preservativos internos e externos pela cidade. As estruturas serão reabastecidas até o fim do Carnaval, com 8 mil preservativos, para que todas as pessoas possam ter acesso aos dispositivos gratuitamente.
Foto: SMS
Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Prefeitura de Goiânia
