Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Auxílio Estadual beneficia cerca de 300 mil famílias e Prato Cheio oferece milhões de refeições no Amazonas

4 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Projetos do governo do Amazonas oferecem auxílio mensal e refeições por meio de programas estaduais.

O Governo do Amazonas, por meio do Auxílio Estadual e do Prato Cheio, tem ampliado o acesso à alimentação de famílias no estado. Conforme dados apresentados na Mensagem Governamental que marcou a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na terça-feira (03/02), os programas já alcançam municípios da capital e do interior, com impacto na rotina de beneficiários como Maria Suzana e Marilza dos Santos.

Programas e alcance

Criado em 2021, o Auxílio Estadual atende cerca de 300 mil famílias em todo o Amazonas, com um benefício mensal de R$ 150. O programa teve novas fases de contemplação em 2025, entre elas a entrega de cartões a 700 pessoas em novembro de 2025.

O Prato Cheio opera com 44 unidades espalhadas pelo estado e, segundo os registros do governo, já ofereceu mais de 19 milhões de refeições. As unidades funcionam como restaurante popular e são apontadas como alternativa para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Vidas no interior

Em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro, a agricultora Maria Suzana Ferreira, de 44 anos, relata mudança na rotina desde a inauguração da unidade do Prato Cheio no município, em junho de 2022. Ela costuma ir ao restaurante acompanhada das filhas e de vizinhas. “Todo dia vamos almoçar, agradeço muito ao Prato Cheio. Esse espaço foi muito necessário para todos nós. Eu como, como se fosse um restaurante. Eu que sou mais forte, preciso enfrentar e trazer meus filhos pra comer todo dia, o dinheiro não dá para comprar para todo mês, toda semana. 100 reais não dá para comprar tudo o que a gente precisa. Eu só tenho que agradecer”.

Em Nova Olinda do Norte, no Alto Solimões, a dona de casa Marilza dos Santos da Silva, de 55 anos, foi uma das 700 contempladas pela nova fase do Auxílio Estadual entregue pelo governador Wilson Lima, em novembro de 2025. O benefício tem sido usado para despesas básicas, como compra de alimentos e gás de cozinha. “Eu não esperava, fiquei muito feliz mesmo por ter recebido esse cartão, que está me ajudando muito Graças a Deus numa cesta básica, no gás, para mim já é uma ajuda. Eu quero agradecer muito, não só eu, mas pela minha família e por Nova Olinda”, declarou Marilza dos Santos.

Assuntos nesse artigo:

#auxilioestadual, #pratocheio, #amazonas, #wilsonlima, #aleam, #mensagemgovernamental, #saogabrieldacachoeira, #novaolindadonorte, #mariasuzanaferreira, #marilzadossantos, #300milfamilias, #r150, #44unidades, #19milhoesrefeicoes, #junhode2022, #novembrode2025, #restaurantepopular, #segurancaalimentar, #familias, #assistenciasocial

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Seminf corrige intervenção da Águas de Manaus que causou alagamento na avenida Constantino Nery e restabelece drenagem

4 de fevereiro de 2026
Cultura

Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica em corredores viários danificados pela Águas de Manaus

4 de fevereiro de 2026
Cultura

Cratera na avenida Autaz Mirim motiva obra emergencial para recuperar drenagem e garantir segurança

4 de fevereiro de 2026
Cultura

Prosamin avança com alinhamento de metas e cronograma em Manaus durante missão do BID

4 de fevereiro de 2026
Cultura

Autuação ambiental aplicada ao aterro sanitário de Manaus foi anulada pelo Ipaam após revisão técnico-jurídica

4 de fevereiro de 2026
Cultura

Opera Amazonas se torna estratégia permanente para reduzir tempo de espera e ampliar cirurgias eletivas no Amazonas

4 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania