Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Audiência pública discute preços de combustíveis na cidade

21 de março de 2025
Compartilhar

Foi realizada nesta sexta-feira, 21, audiência pública para debater o preço elevado dos combustíveis em Goiânia, iniciativa do vereador Coronel Urzeda (PL), que preside a Comissão de Direitos do Consumidor da Câmara Municipal de Goiânia.

“Além dos preços abusivos, que prejudica o cidadão que já tem que lidar com a alta carga tributária e outros desafios econômicos, não podemos admitir que os combustíveis sejam adulterados, interferindo na qualidade do produto”, afirmou Urzeda.

Participaram da audiência os vereadores Tião Peixoto (PSDB) e Oseias Varão (PL), que são membros da comissão.

Representando a sociedade civil, compareceram o Defensor Público do Estado de Goiás, Tiago Bicalho; Wendel Diógenes, vice-presidente da Comissão do Consumidor da OAB-GO; José Carlos Gonçalves, da Comissão dos Direitos do Consumidor da Assembleia Legislativa de Goiás; Simeyzon Silveira, diretor da Fecomércio; o superintendente do Procon de Goiânia, Mizair Lemes Júnior e do presidente do Sindiposto, Márcio Martins de Castro.

O presidente do Procon, Mizair Lemos Jr. informou que o órgão está fiscalizando os postos e na última ação, verificou variação de preços no etanol de até 25%, da gasolina em 8% e do diesel em 1%, mas autuou os postos por irregularidades como data vencida de produtos e preços diferentes na bomba dos anunciados aos consumidores.

Muitos representantes denunciaram que a alta carga de impostos para os proprietários de postos é a responsável pelos preços elevados.

Denúncias de que postos de combustíveis em cidades próximas da capital, instalados nas rodovias, vendem os produtos mais baratos, o que ocorre devido a falta de fiscalização no pagamento das taxas e impostos, assim como, praticarem adulteração dos produtos e o recurso da bomba baixa,quando o comprador compra e paga por uma quantidade mostrada na bomba que é maior que aquela colocada no veículo.

O presidente do Sindiposto de Goiás, Márcio Martins, destacou a necessidade da sociedade conhecer como funciona o segmento de revenda de combustíveis. Ele informou sobre a nova lei estadual que entrará em vigor a partir de 1º de abril, sobre a venda de produtos por via de aplicativos de celular.

Martins defendeu que o sindicato atua no combate aos falsos empresários dos postos de combustíveis que pratiquem crime de adulteração do produto para obter vantagens ilícitas.

Também esclareceu que 40% da planilha de preços dos combustíveis são provenientes dos impostos que o segmento paga.

“Dentro dos requisitos da lei, o empresário tem liberdade para praticar o preço sem interferência do sindicato; a forma de comportamento do mercado de combustíveis é a mesma de qualquer outro produto, e atua no mercado livre com a mesma característica, mas não tem a mesma visibilidade que os combustíveis”, afirmou o presidente do Sindiposto. “O alinhamento de preços ocorre por ser comodites, cujos valores são definidos desde a produção, distribuição, são os mesmos; e a competitividade entre os postos seja grande”, emendou.

ENCAMINHAMENTOS

Ao final da audiência, o presidente da Comissão de Direitos dos Consumidores da Casa, Coronel URzeda, avisou que irá encaminhar ofício para a Agência Nacional de Petróleo, para os Procon municipal e estadual, para a Secretaria Estadual da FAzenda e para o Ministério Publico de Goiás, soliciento maior fiscalização do setor por prática abusiva de preço, adulteração dos combustíveis e fralde nas bombas de abastecimento.

Também será criado um Grupo de Trabalho visando o monitoramento do setor, com representantes do Legislativo goianiense, órgãos governamentais e representantes da sociedade civil.

E por fim, estudo para confecção de projeto de lei municipal a fim de ampliar a fiscalização hoje existente junto aos postos de combustíveis de Goiânia.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Redação 21 de março de 2025 21 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Audiência debate os riscos de fios de telefonia e internet abandonados

11 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado projeto que responsabiliza Prefeitura por danos a cidadãos durante roçagem

11 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Audiência pública debate futuro projeto de reforma administrativa

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Piso salarial dos professores e auxílio-locomoção dos administrativos são aprovados em definitivo

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Meia entrada para doadores de sangue e medula óssea é aprovada pelo plenário

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado novo horário de funcionamento para distribuidoras de bebidas

10 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania