Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Audiência debate os riscos de fios de telefonia e internet abandonados

11 de julho de 2025
Compartilhar

A Comissão de Direitos do Cidadão realizou nesta sexta-feira, 11, audiência pública para discutir a desorganização e os riscos associados aos fios de energia e telecomunicações instalados em vias públicas da cidade de Goiânia.

Conforme o vereador Coronel Urzeda (PL), que preside a comissão, “o tema aborda um problema de poluição visual extrema e gera falta de segurança para pedestres nas ruas, pois há uma malha caótica de cabos de telefonia, internet e elétrica, que estão oferecendo risco real de acidentes, choques, quedas de postes, ferimentos dos cidadãos e incêndios”.

Ele destacou que “a audiência é importante pois trata de informação de serviços públicos essenciais de segurança e qualidade para a população”.

O vereador Cabo Senna (PRD), que faz parte do colegiado, ressaltou a importância de responsabilizar as empresas pela manutenção correta dos fios e a retirada dos mesmos quando o contrato com os consumidores acabar, e não somente abandonar os cabos inativos. Também participou da reunião o vereador Sanches da Federal

Estiveram presentes o secretário municipal de eficiência, Fernando Peternella; o representante do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Andrade, coordenador municipal da defesa civil, Robledo de Faria; presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB, José de Morais Neto; a diretora feral do Samu, Jaqueline Leão; o representantes do Sindinformática, Ibraim Boufler; representantes das empresas de telefonia e internet Vivo, Tim e Fibra.

Luiz Eduardo, da Empresa Vivo, contou que a empresa está enfrentando o problema de pessoas que estão vandalizando os equipamentos, porque tentam roubar os fios pensando que são de cobre, e depois percebem que são de fibra óptica. Daí acabam deixando desconectados hospitais, escolas, consumidores.

Fabiana Arruda, da Operadora Tim, adicionou que há clandestinos que usam os mesmos postes, e eles não estão legalizados. “Os 29 mil postes utilizados pela Tim são identificados e possuem contratos com a concessionária de energia elétrica, sendo que a obrigação de fiscalização e ordenação dos fios é da concessionária, a Equatorial, e não das operadoras de telefonia e internet”, informou.

O representante da Sindinformática, Ibraim Boufler, pediu que as autoridades municipais e estaduais possam cobrar mais efetividade da concessionária de energia, a Equatorial. “Ela cobra das operadoras de telefonia e internet o aluguel dos postes, mas não fiscaliza e não retira os equipamentos das empresas piratas, que usam ilegalmente os postes, e acabam por produzir uma concorrência desleal.

Celson Mendes, da Evolution Internet, representando as pequenas operadoras contou sobre o Projeto Cidade Limpa, que contou com a participação de grande parte das empresas e retirou toneladas de fios em desuso dos postes em Goiânia.

Ana Paula,da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), destacou a necessidade de mudança da fiação aérea para fiação subterrânea,pois Goiânia é uma cidade muito arborizada, e essa fiação aérea gera conflito com a arborização de Goiânia. A Amma vem monitorando as árvores e promovendo a substituição de espécies, para evitar acidaentes durante chuvas.  

 O colegiado encerrou a reunião com os seguintes encaminhamentos:

– Requerer a retomada pela Prefeitura a ação Cidade Limpa, Cidade Segura

– Propor criação da Comissão Especial de Inquérito para investigar a questão, como cobrança junto à Equatorial para manutenção e ordenamento dos postes e ouvir outras entidades envolvidas, além de responsabilização de empresas

– Notificação oficial às empresas de telefonia e internet e concessionária de energia elétrica para tomada de providências necessárias

 – Solicitação ao Procon estadual e municipal para que autue as empresas omissas

 – Pedido ao Ministério Público que faça investigação sobre a questão que afeta a segurança pública

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Redação 11 de julho de 2025 11 de julho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

Aprovado projeto que responsabiliza Prefeitura por danos a cidadãos durante roçagem

11 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Audiência pública debate futuro projeto de reforma administrativa

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Piso salarial dos professores e auxílio-locomoção dos administrativos são aprovados em definitivo

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Meia entrada para doadores de sangue e medula óssea é aprovada pelo plenário

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado novo horário de funcionamento para distribuidoras de bebidas

10 de julho de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Aprovada criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo

9 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania