O plenário aprovou nesta terça-feira, 7, projeto de lei do vereador Luan Alves (MDB) que assegura prioridade ao doador de sangue, componentes ou hemoderivados habitual nas ações públicas municipais de imunização, antes das doses excedentes serem disponibilizadas para a população em geral.
“O sangue e seus componentes são recursos insubstituíveis, fundamentais para garantir o sucesso de atendimentos emergenciais, intervenções cirúrgicas complexas e tratamentos contínuos de doenças crónicas. A ausência de estoques seguros pode comprometer diretamente a vida de pacientes em situação crítica. Por isso, é fundamental que o poder público adote estratégias eficazes para estimular a doação frequente e voluntária”, justificou o parlamentar
“A medida visa reconhecer o papel essencial dos doadores habituais, concedendo-lhes prioridade nas campanhas públicas de vacinação, antes que eventuais doses remanescentes sejam ofertadas ao público em geral. A medida não visa restringir o acesso de outros grupos, mas sim valorizar, de maneira justa e proporcional, aqueles que contribuem ativamente com a preservação da vida alheia por meio da doação frequente”, afirmou.
