Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Câmara Municipal de Goiania

Aprovado projeto que cria Plano Municipal pela Primeira Infância

23 de setembro de 2025
Compartilhar

O plenário aprovou nesta terça-feira, 23, em útlimo turno, projeto do vereador Isaías Ribeiro (Republicanos) que dispõe sobre princípios e diretrizes para a elaboração e implementação das políticas públicas pela primeira infância no município de Goiânia e sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância.

Conforme a proposta, “as políticas públicas a que se refere o projeto, bem como os planos, programas e serviços de atenção às crianças executadas pelo Município, serão formulados segundo o Princípio da Prioridade Absoluta estabelecida no art. 227 da Constituição Federal e explicitada no art. 4o da Lei Federal n° 8.069, de 13 de junho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), e no art. 3o Lei Federal n° 13.257, de 8 de março de 2016”.

Diz o texto que “as políticas Públicas para a Primeira Infância e Plano Municipal da Primeira Infância devem constar no Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO)e Lei Orçamentária Anual (LOA) a partir da publicação dessa Lei com o objetivo de dar eficácia às políticas de forma progressiva”.

Segundo Isaías, “a primeira infância, período dos primeiros 6 anos de vida da criança, é fase determinante para capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo. É preponderante para a formação emocional, social e educacional”.

“Com essa matéria se busca estabelecer critérios de prioridade no atendimento da criança na primeira infância em famílias identificadas nas redes de saúde, educação e assistência social que se encontrem em situação de vulnerabilidade e de risco: sofram violações a seus direitos, prejudicando seu papel protetivo de cuidado e educação; tenham crianças co deficiência; ou crianças que sejam sofrendo violação ou relativação dos direitos; violência, castigos físicos e humilhantes, exploração ou em situação degradante; desnutrição ou obesidade infantil; abandono ou omissão que as privem dos estímulos essenciais ao desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo”, justificou o parlamentar.

“Outro aspecto importante, apontado na elaboração do projeto é a possibilidade do poder Executivo firmar convênios com órgãos da Administração Direta ou Indireta, com outras esferas de governo, bem como celebrar parcerias com o setor privado e termos de fomento e colaboração para alcançar os objetivos aqui traçados”, completou.

Assuntos Câmara Municipal de Goiania
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Goiania

LDO para 2026 é aprovada na Comissão Mista

19 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

CEI da Limpa Gyn divulga relatório final de investigações

19 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Comissão de Finanças e Orçamento aprova revogação da Taxa do Lixo

19 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Vereadores aprovam auxílio jurídico para Guarda Civil Metropolitana e agentes de trânsito

18 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova projeto que estimula realização de brincadeiras

18 de dezembro de 2025
Câmara Municipal de Goiania

Câmara aprova educação cívica nas escolas municipais

18 de dezembro de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania