O plenário aprovou na quinta-feira, 6, decreto legislativo de iniciativa do vereador Denício Trindade (UB) que cria a Frente Parlamentar em defesa do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, sustentável e Estratégico) de Goiânia.
“ O Codese de Goiânia é uma entidade apartidária e sem fins lucrativos, que nasceu em 2015 inspirado na experiência desenvolvida na cidade paranaense de Maringá, sendo impulsionado pelo projeto ‘O Futuro da minha cidade’, idealizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção”, explica o vereador.
De acordo com o texto, “a entidade visa mobilizar a sociedade goianiense, a fim de ser protagonista do futuro da nossa cidade, criando soluções para a plena sustentabilidade da vida urbana. Dessa forma, o Codese visa elaborar de forma contínua e participativa, o planejamento de médio a longo prazo de Goiânia. Da mesma forma, compartilhar com os Poderes Públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), democraticamente constituídos, a implantação desse plano e a responsabilidade sobre o destino de nossa cidade”.
“A meta do Codese é fazer que Goiânia saia hoje do 45º lugar em desenvolvimento para saltar para o ranking das dez melhores cidades brasileiras para se viver, usando como referencial o índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Como as medidas, pensadas e elaboradas por câmaras técnicas específicas para cada setor da economia, devem ser aplicadas a médio e longo prazo, o objetivo é fazer com que Goiânia complete 100 anos – em 2033 novo perfil: uma cidade modelo de desenvolvimento e organização, com qualidade de vida digna dos cidadãos e políticas públicas eficazes”, justificou.
Vão compor a Frente Parlamentar em defesa do Codese os seguintes vereadores:
Presidente: Denício Trindade (UB)
Membros: Anselmo Pereira (MDB), Henrique Alves (MDB), Kátia Maria (PT) e Lucas Kitão (UB)
