Projeto de Lei do vereador Markin Goyá (PRD) que institui a Campanha Autismo Tardio foi aprovado nesta quarta-feira, 17, pela Comissão de Constituição e Justiça.
A campanha será realizada de forma anual na primeira semana de abril, coincidindo com o dia 2 de abril, que e o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, passando a integrar o Calendário Oficial da Cidade de Goiânia.
A Campanha “Autismo Tardio” visa divulgar informação e orientação à sociedade sobre o autismo não detectado em crianças, adolescentes e até mesmo em adultos.
Para isso, as atividades da campanha poderão ser realizadas em parceria com organizações da sociedade civil, universidades, centres de pesquisa, entidades médicas e demais instituições interessadas na temática.
“Por anos, foi considerado um transtorno restrito a infância, mas, com a maior divulgação sobre a condição, o cenário se alterou. O mais comum, contudo, e que pessoas adultas recebam outros diagnósticos frente aos sintomas”, disse o vereador.
Goyá explica que “o que acontece e que pessoas que tem um diagnóstico tardio geralmente são aquelas que não tiveram dificuldade no desenvolvimento da linguagem, ou seja, não tiveram a manifestação mais conhecida do transtorno”.
“A conscientização sobre os sinais do TEA e o acesso a avaliações diagnosticas são passos fundamentais para garantir que os indivíduos recebam o suporte necessário o mais cedo possível. Profissionais de saúde, educadores e pais devem estar equipados com informações e recursos para identificar sinais de autismo e buscar avaliação especializada”, justificou.
