A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) participou, nesta segunda-feira (10/3), da abertura da 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad), na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. O evento segue até terça-feira (11/3)
Com 25 delegados designados para representar o município de Goiânia, a Amma contribuiu com as discussões de mais de 250 propostas sobre adaptação climática, mitigação, justiça climática e temas correlatos formuladas pelos municípios, e que resultarão em políticas estaduais referentes ao meio ambiente.
“O momento que estamos vivendo revela a necessidade de ações imediatas e coordenadas. O município de Goiânia já vem agindo nesse sentido, coibindo e ampliando ações que visam evitar o descarte irregular de resíduos, criamos o Gabinete de Enfrentamento às Crises
Climáticas e estamos em fase final de elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana”, informou a gestora.
Durante o evento, os delegados da conferência tem a missão de desenvolver uma lista de 20 propostas prioritárias de enfrentamento às mudanças climáticas, além de eleger 35 delegados estaduais (escolhidos dentre os delegados municipais) que terão a missão de apresentar e defender as 20 propostas prioritárias de Goiás na Conferência Nacional.
Durante a abertura, a secretária da Semad, Andréa Vulcanis, pontuou a importância do evento e a urgência dos temas definidos. “Em um período muito curto de tempo, tivemos em Goiás situações climáticas muito extremas. Nos debates de hoje e amanhã, vamos pensar em como incluir as pessoas que ainda não participam destes debates. Precisamos construir pontes e ligações para agirmos e fazermos o que precisa ser feito”, incentivou Andréa.
Representando o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Camila Bastos parabenizou os envolvidos na organização e também aos participantes do evento em Goiás. “Parabenizo toda a sociedade que está dedicando parte do seu tempo para estas discussões. Compartilho os desafios e as conquistas deste processo: sei que é complexo organizar um espaço de fato democrático e participativo” refletiu.
A solenidade de abertura foi encerrada pelo gerente de Mudanças Climáticas e Ecossistêmicos da Semad, Milvo Gabriel. “Temos delegados que vêm de diferentes realidades e temos a oportunidade de construir pontes para que, de fato, tenhamos propostas que representem o estado de Goiás” afirmou.
Agência Municipal do Meio Ambiente – Prefeitura de Goiânia