Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

ADS recebe amostras de alimentos para análise da merenda escolar das escolas estaduais em 2026

6 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Amostras de peixe, carne e polpas foram recebidas pela ADS para avaliação e inclusão no cardápio escolar de 2026.

A Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) encerrou, nesta sexta-feira (06/02), o recebimento de amostras destinadas à avaliação dos produtos que integrarão a merenda escolar das escolas estaduais em 2026. O processo, previsto no edital do Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), teve início na segunda‑feira (02/02) e busca garantir a segurança alimentar dos alunos coordenados pelo Governo do Amazonas.

Recebimento e tipos de amostra

Segundo a coordenadora do Preme na ADS, Jacqueline Azevedo, a unidade recebeu amostras de peixe e carne, além de polpas de frutas e açaí. As entregas foram feitas conforme o cronograma do edital e seguiram os procedimentos internos da agência para registro e acondicionamento até a análise técnica.

Processo de análise e encaminhamento

Após o recebimento, a ADS encaminha as amostras para a Gerência de Alimentação Escolar (GAE) da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, que, por meio da Comissão Especial de Desenvolvimento e Organização (Cedo), realizará a análise técnica. De acordo com o edital, a Secretaria de Educação fará a análise dos produtos do dia 9 ao dia 12 de fevereiro. O resultado será divulgado no dia 13 de fevereiro.

A coordenadora explica que a equipe confere requisitos estipulados no Termo de Referência do edital, tais como embalagem, teor, porcentagem e tipo de carne; sabores das polpas; informações constantes das fichas técnicas; lote e período de safra, entre outros.

Critérios técnicos e objetivos

A médica veterinária Clarice Maciel, integrante da equipe técnica do Preme na ADS, afirma que todos os produtos de origem animal e vegetal passarão por avaliação da Cedo. Os critérios incluem aspectos organolépticos, como sabor, odor e textura, além de conformidade com as fichas técnicas, para atender às exigências da merenda e valorizar produtos regionais.

A iniciativa é executada pela ADS em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e tem como objetivo garantir a qualidade e a segurança alimentar dos alunos da rede estadual de ensino. Após a conclusão das análises pela GAE e divulgação do relatório final pela Cedo, os produtos considerados aptos seguirão para formalização no cardápio de 2026.

Assuntos nesse artigo:

#ads, #agenciadedesenvolvimentosustentavel, #preme, #merendaescolar, #governodoamazonas, #secretariadeestadoeducacaoedesportoescolar, #amostras, #peixe, #carne, #polpasdefrutas, #acai, #gae, #cedo, #relatoriofinal, #13defevereiro, #02defevereiro, #06defevereiro, #segurancaalimentar, #jacquelineazevedo, #claricemaciel

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Seinfra inicia manutenção de defensas no Rapidão Rodoanel Metropolitano de Manaus nos dias 07 e 08 de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Programa de Assistência Familiar do Amazonas investe mais de R$ 23 milhões e compra mais de 2,3 mil toneladas em 2025

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Voos diretos Manaus Caracas ampliam conectividade e reforçam turismo entre Amazonas e Venezuela a partir de fevereiro

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Oficina do Conecti discute polos digitais e saberes tradicionais para o Plano Estadual de CT&I do Amazonas e amplia integração entre instituições

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Chuvas intensas provocam 11 ocorrências em Manaus atendidas pela Defesa Civil até 13h15 de 6/2

6 de fevereiro de 2026
Cultura

Obmep 2026 permite inscrições online para escolas municipais de Manaus até 16 de março de 2026

6 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania