Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura do Município de Goiania

Ação integrada fiscaliza bares do setor Marista e faz autuações por irregularidades

22 de março de 2025
Compartilhar

Uma ação integrada entre órgãos municipais, a Polícia Militar e o Juizado da Infância e da Juventude fiscalizou bares do Setor Marista, em Goiânia, na noite desta sexta-feira (21/3) para verificar o atendimento de normas do Código de Posturas e em cumprimento a decisão judicial que determina a desobstrução do passeio público. A operação envolveu cerca de 30 agentes, da Secretaria Municipal de Eficiência, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) e da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), além dos policiais militares e dos agentes de proteção.

Ao final, três estabelecimentos que não tinham alvará de localização e funcionamento foram interditados e tiveram mesas e cadeiras que estavam dispostas de forma irregular em calçadas recolhidas. A Amma emitiu três autos de infração por falta de licenciamento ambiental e fez três visitas fiscais. A Vigilância Sanitária lavrou dois autos de infração, um termo de intimação e realizou duas visitas fiscais. Os agentes da SET emitiram 105 autos de infração, dos quais dois resultaram em remoção do veículo. Os agentes de proteção do Juizado da Infância e da Juventude não encontraram irregularidades.

O auditor fiscal de posturas André Barros, da Secretaria Municipal de Eficiência, explica que todos os requisitos do Código de Posturas precisam ser cumpridos para que um estabelecimento obtenha o alvará de localização e funcionamento. Ele esclarece que também é possível ter autorização para usar parte da calçada para colocar mesas e cadeiras, mas necessariamente devem ser observadas as regras do artigo 54 do Código de Posturas de Goiânia. “Entre elas, é preciso deixar o que a lei chama de faixa livre, que, dependendo do tamanho da calçada, pode ser de até 1,5 metro. Além disso, onde está o piso tátil, não pode ser ocupado por mesa e cadeira”, discorre o auditor fiscal, acrescentando que há horários em que esse uso do passeio público é permitido. André Ramos reforça ainda que a determinação da atual gestão é garantir que a legislação e o Código de Posturas sejam cumpridos em toda a cidade, garantindo que todos os estabelecimentos comerciais funcionem dentro da legalidade. “A ordem é para que a gente fiscalize e cumpra a lei. A cidade precisa ficar organizada e vamos seguir essa determinação em todos os bairros”.

Nos estabelecimentos fiscalizados na noite de sexta-feira, além das interdições, um bar não tinha nenhuma irregularidade e continuou funcionando, um estava com o alvará de localização e funcionamento e foi autuado e outro fechou as portas antes da chegada da fiscalização. André Barros orienta que todos podem ter a situação regularizada, que é o que a administração pública almeja, desde que sigam as determinações legais. Um dos locais fiscalizados já havia sido notificado, autuado e interditado antes. Além da falta de licença, ele tem um embargo na edificação, cujo projeto ainda não foi aprovado. Também tem problemas no gerador de energia e o parklet instalado em parte da pista da via igualmente está em situação irregular.

“O primeiro passo é aprovar um projeto e levantar o embargo na construção. Em seguida, atender todos os requisitos do Código de Posturas para conseguir obter o alvará de localização e funcionamento, junto com a autorização para colocar mesa e cadeira, desde que sigam as regras existentes”, pontua o auditor fiscal. A ação também cumpre decisão judicial transitada em julgado em 2023, a partir de ação proposta pelo Ministério Público estadual. Essa decisão determinou que a fiscalização municipal deve apresentar o relatório mensal de apreensões e autuações em relação à desobstrução do passeio público, para coibir demarcação de vagas com cones, a ação de flanelinhas e a instalação de mesas e cadeiras de forma irregular.

Comandante da operação, o major Samuel Negrão, do 6º Batalhão da PM, informou que a ação foi deflagrada para fiscalizar, fazer abordagem a estabelecimentos noturnos, como bares, e teve como foco principal a prevenção e o combate a irregularidades administrativas e até a prática de crimes. “Atuamos no combate também à perturbação do sossego público, que é importantíssimo, há uma grande necessidade e uma demanda muito grande para nós”, justifica. “Hoje (sexta-feira) está sendo contemplada a Região Sul da capital e essa integração é muito importante para nós”. O militar também orienta a população sobre o canal para denúncias, o número 190, da PM. “É direito das pessoas fazer essas denúncias”, diz.

Fotos: Secom

Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia

Assuntos Prefeitura do Município de Goiania
Redação 22 de março de 2025 22 de março de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura tem ponto de troca de ingressos para Super Prime do Rally dos Sertões 2025

21 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Campanha do Agasalho da Prefeitura de Goiânia arrecada mais de 7 mil itens para população em situação de rua

21 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Operadoras de telefonia detalham investimentos para melhorar cobertura após notificação da Prefeitura de Goiânia

21 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Goiânia ultrapassa 400 mil doses aplicadas da vacina contra Influenza

21 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Revitalização da Rua do Lazer resgata história, valoriza cultura e reaquece comércio local

21 de julho de 2025
Prefeitura do Município de Goiania

Prefeitura intensifica limpeza nos cemitérios e notifica proprietários de jazigos em estado de abandono

20 de julho de 2025
Informe GoianiaInforme Goiania