Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Goiania
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe GoianiaInforme Goiania
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Cultura

Abertura ano letivo 2026 no Amazonas reúne mais de 370 mil estudantes em mais de 600 escolas

5 de fevereiro de 2026
Compartilhar

A abertura oficial do ano letivo 2026 no Amazonas ocorreu em 05/02 na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra, em Manaus, com início das aulas para 370,3 mil alunos e homenagem a estudantes destaques.

O governador Wilson Lima realizou a cerimônia de abertura do ano letivo 2026 nesta quinta-feira (05/02) na Escola Estadual Professor Waldocke Fricke de Lyra (CMPM III), no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. O evento marcou o retorno às aulas para 370,3 mil estudantes da capital e do interior, incluiu homenagens a alunos aprovados em vestibulares e em olimpíadas científicas e foi transmitido ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube.

Dados da rede estadual

Em 2026, a rede estadual atenderá 181,7 mil alunos na capital e 188,6 mil no interior, distribuídos em mais de 600 escolas em funcionamento, sendo 233 na capital e 371 no interior. Do total de matriculados, 181,9 mil são do Ensino Fundamental, 172,5 mil do Ensino Médio e 15,9 mil da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A rede conta com mais de 24 mil professores.

Infraestrutura e investimentos

Desde 2019, o Governo do Amazonas revitalizou 468 escolas e entregou 13 Centros de Educação de Tempo Integral (CETIs). O número de unidades de tempo integral passou de 74 para 122 escolas. Além disso, foi construída a Escola da Floresta, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã.

Destaques acadêmicos

A solenidade reconheceu o desempenho dos estudantes da rede pública estadual com medalhas e certificados. Mais de 2.100 alunos conquistaram aprovação em vestibulares para ingresso em 2026 na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Também foram homenageados estudantes que obtiveram nota superior a 900 na redação do Enem, com destaque para a maior pontuação, de 980 pontos. Foram reconhecidos 41 medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo 26 da capital e 15 do interior. O governador Wilson Lima recebeu homenagem da escola anfitriã em reconhecimento ao trabalho desenvolvido na educação.

Representando os alunos aprovados, a estudante Anna Luiza Jaques Ramos, que alcançou 940 pontos na redação do Enem e foi aprovada em Medicina na Ufam, na UFMG e na UEA, participou da cerimônia e afirmou que o reconhecimento mostra às crianças que a escola pública pode levar às universidades.

Novos aplicativos

Durante a solenidade, a Seduc lançou dois aplicativos voltados ao fortalecimento da gestão escolar e à aproximação com as famílias: Pais e Alunos Conectados e Diretor Conectado. As plataformas estão disponíveis para download dentro do aplicativo Sasi, compatível com Android e iOS.

O Pais e Alunos Conectados permite que responsáveis e estudantes acompanhem calendários escolares, informações acadêmicas, serviços digitais e canais de segurança, promovendo mais transparência, participação e comunicação entre escola e comunidade. O Diretor Conectado é destinado à gestão administrativa das unidades de ensino, reunindo módulos internos como segurança, solicitação de serviços e organização de demandas operacionais.

Calendários específicos

O calendário do ensino mediado por tecnologia terá início no dia 19 de fevereiro. Por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), o governo estadual atende mais de 600 comunidades, com aulas transmitidas ao vivo e conteúdo produzido por professores especialistas.

As escolas de campo, cujo calendário é influenciado pelo regime das águas, seguem cronograma próprio, iniciado no dia 12 de janeiro.

Participantes

À solenidade compareceram os deputados estaduais Cabo Maciel, Débora Menezes e Professora Jacqueline; os vereadores Allan Campelo e Rodrigo Sá; a secretária de Estado de Educação, Arlete Mendonça; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klinger Paiva; além de gestores, educadores, alunos e familiares.

Serviço

Pais ou responsáveis que ainda não realizaram a matrícula podem procurar as escolas com vagas disponíveis ou acessar o site matriculas.am.gov.br para reserva de vaga. Após a confirmação da disponibilidade, a matrícula é efetivada presencialmente mediante apresentação de documento de identificação do aluno, comprovante de residência, histórico escolar, cartão de vacinação e documentação do responsável legal.

Assuntos nesse artigo:

#abertura, #anoletivo2026, #amazonas, #manaus, #wilsonlima, #seduc, #escolaestadualwaldockefrickedelyra, #taruma, #uea, #ufam, #enem, #obmep, #cemeam, #paisealunosconectados, #diretorconectado, #sasi, #ensinofundamental, #ensinomedio, #eja, #matriculasamgovbr

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Cultura

Sete crianças e adolescentes desaparecidos em Manaus têm imagens divulgadas pela Polícia Civil e familiares pedem informações

5 de fevereiro de 2026
Cultura

Complexo viário Passarão altera tráfego no cruzamento das avenidas Brasil e Coronel Teixeira a partir de 6/2

5 de fevereiro de 2026
Cultura

Polícia Militar do Amazonas apreende 831 quilos de maconha tipo skunk no Alto Solimões após confronto

5 de fevereiro de 2026
Cultura

Defesa Civil articula órgãos e setor privado para fortalecer resposta às cheias no Amazonas em 2026

5 de fevereiro de 2026
Cultura

Redução de roubos ao comércio no Amazonas registra queda de 28% em 2025 com maior baixa em Manaus

5 de fevereiro de 2026
Cultura

Ajuri dos Saberes reúne 23 professores indígenas em formação da Semed em Manaus nos dias 5 e 6/2

5 de fevereiro de 2026
Informe GoianiaInforme Goiania